top of page
AB.png

casa de cultura gravataí

orientação antônio carlos barossi                      são paulo, brasil                     arquitetura                 2015

o projeto é uma proposta de uma casa de cultura, programa da prefeitura de são paulo, na região central. a região, com grande oferta de serviços institucionais e privados, apresenta, em contrapartida, intensa atividade cultural independente. nesse contexto, a casa de cultura na rua gravataí é proposta como livre espaço de apropriação por esses coletivos, de modo a fortalecer a cultura independente e desvincular a produção a uma elite restrita. 

 

o eixo gravataí, que liga a praça roosevelt ao parque augusta simboliza o choque entre interesses: a praça, espaço de atuação de agentes de cultura independente, e o parque, espaço reivindicado por coletivos como parque urbano em oposição a construção de um complexo de prédios habitacionais privados. a casa de cultura, inserida no eixo, permite o encontro e articulação dos interesses de quem luta por espaços públicos e pela construção desses pela cultura.

 

o térreo da casa de cultura tem caráter semi-público, de forma que sua estrutura central, o teatro de arena, adquire característica de espaço de transição, sendo uma praça interna de livre apropriação, além de permitir o uso para apresentações e debates. a atividade cultural é encarada como uma ação política. retoma-se assim simbolicamente o histórico político dessa estrutura, que insere através do ato teatral influência no meio público, de forma reflexiva e potencialmente transformadora. 

essa centralidade possibilita ainda que ocorram assembleias e discussões entre os usuários, de modo a adquirir uma potencial organização em tensionamento a criar uma gestão interna que responda às reais  demandas. Insere-se dessa forma, pelo espaço, que a articulação entre os agentes possa transformar-se em uma política de gestão participativa por meio de conselhos gestores, caminhando juntamente com a dinâmica do espaço.

projeto apresentado à disciplina de projeto iv da fauusp

participação no projeto - concepção e execução dos desenhos, modelos e pós-produção.

habilidades desenvolvidas - uso dos programas autocad, illustrator, sketchup, vray, photoshop; leitura e sistematização de programa de necessidades.

bottom of page