top of page
abertura 2.png

habitação sustentável rural

                                  -                                           arquitetura                  2017

a partir da temática “morar no futuro” (wohnen in der zukunft) o projeto apresenta respostas que buscam autosuficiência da residência em tempos que questões ambientais se tornam cada vez mais latentes.

O projeto foi apresentado para a disciplina Raumgestaltung (em alemão, “raum” é espaço, “gestaltung” significa organização) na universidade de siegen. O estudo dos elementos, etapa metodológica da raumgestaltung, determinou a água como componente central do morar no futuro. dessa forma, o projeto foi pensado para zonas tropicais, onde a água seria captada pelo telhado e direcionada a um sistema de armazenamento central. por meio de um vão entre vidro e parede na entrada é possível ver seu movimento. após o uso, a água passa por um sistema de tratamento de esgoto antes da chegada aos corpos d’água, tecnologia conhecida por ‘wetland system’, onde são utilizadas plantas ornamentais nesse tratamento.

também um aspecto para a autosuficiência, painéis solares foram alocados no telhado e a residência conta com sistema de aberturas para a ventilação e luz naturais.

A residência se estrutura em dois núcleos: o espaço privado/aberto, representado pela sala e cozinha, e o privado/fechado, representado pelo quarto, banheiro e mezanino.

Os espaços internos foram projetados com o objetivo de ter os elementos externos como parte da composição. desta forma, a água e a vegetação estão presentes em todos os ambientes.

os setores privado/aberto e privado/fechado foram projetados para atender a todas as necessidades do residente. o bloco central, que concentra todos os sistemas relacionados à água, é o bloco hidráulico da residência e o elo entre as esferas. o objetivo é ter água como elo - visto em todas as esferas como parte da composição.

orientação ulrich exner

projeto apresentado à universität siegen, alemanha

participação no projeto - concepção e execução dos desenhos, modelos e imagens

bottom of page