top of page
entrada.png

instituto das cidades

                     são paulo, brasil                     arquitetura                  2016

ao longo de um ano foram realizadas diversas atividades de extensão universitária junto à unifesp, que incluíam o acompanhamento de reuniões pedagógicas e visitas à campo. o projeto apresentado é uma proposta que condessa esse tempo de pesquisa.

 

no contexto de expansão da universidades federais (reuni, 2007) a unifesp iniciou um processo de implantação de novos campi. Na perspectiva de atender uma reivindicação histórica dos movimentos da zona leste por ensino superior público, decidiu implantar na região o instituto das cidades.

 

o tema gerador “cidades” apresenta grande potencialidade na articulação de diversos cursos devido a sua complexidade e abrangência. Diante desse tema, são propostos para o instituto das cidades, os cursos: engenharia civil, engenharia ambiental/sanitária, engenharia de transportes, arquitetura e urbanismo, design, geografia (bacharelado e licenciatura), turismo e administração pública.

 

o terreno do projeto, com face à avenida jacu-pêssego por um lado, e a uma zona de chácaras por outro, possui dois platôs e três construções que abrigavam as atividades de uma antiga indústria metalúrgica.

 

com o corte de verbas, o andamento do projeto foi afetado. dessa forma, buscou-se aqui uma alternativa econômica que pudesse viabilizar mais rapidamente o início das atividades pedagógicas - a reforma e adequação dos galpões industriais.

 

o projeto possui duas etapas construtivas: a construção de um mezanino em estrutura metálica e a reforma dos galpões. a estrutura metálica independente foi alocada de modo a unir os dois edifícios pelo mezanino. em relação à reforma, são propostas a alteração da vedação, substituição do telhado e melhoria do piso. 

 

o térreo abriga as salas de aula, laboratórios, oficinas e canteiro experimental. o mezanino, os escritórios temáticos - ateliês onde os cursos desenvolvem trabalhos conjuntos em torno de um tema.

com labproj fauusp em parceria com unifesp campus zona leste

orientação alexandre delijaicov

com susan ritschel e eduardo radomysler

bolsa aprender com cultura e extensão usp (2015-2016)

fotos de susan ritschel

projeto desenvolvido no programa de cultura e extensão da fau-usp.

participação no projeto - participação nas reuniões, concepção do projeto, execução de plantas e cortes.

para saber mais:

bottom of page